1. **Planejamento Antecipado**
Comece a planejar sua mudança com antecedência. Defina uma data e crie um cronograma com todas as etapas do processo, desde a embalagem até a chegada na nova localização, incluindo tamanho dos móveis para nova residência e tamanho de portas, isso é fundamental para ocorrer tudo bem na mudança e ou frete.
2. **Avaliação das Necessidades**
Faça uma lista dos itens que você pretende transportar. Avalie o que pode ser descartado, doado ou vendido, economizando espaço e custos.
Sabe aquelas coisas que nunca usamos e nem vamos? Ou aquelas roupas que já estão na hora de doar? Na mudança é o melhor momento para realizar estas tarefas cansativas e economizar na mudança e espaço na casa nova.
3. **Pesquise Empresas de Transporte**
Pesquise opções de empresas de transporte ou mudanças. Verifique a reputação, peça referências, e análise acima do preço, pois muitas vezes valor significa mais que preço. Escolha uma empresa que atenda às suas necessidades, que se encaixe na sua rotina e forneça valor ao serviço prestado.
4. **Solicite Orçamentos**
No orçamento pergunte sobre serviços adicionais, como embalagem e montagem de móveis, para ter uma visão completa dos custos e alterações.
5. **Verifique Licenças e Seguros**
Certifique-se de que a empresa escolhida possui experiência necessárias e oferece boa resolução para proteger seus bens durante o transporte.
6. **Prepare-se para Embalar**
Caso vá embalar seus itens comece a embalar com antecedência, e peça dicas a quem irá fornecer o transporte de onde comprar os materiais, o melhor meio de conseguir lugares mais em conta. Use caixas de tamanhos adequados, materiais de proteção como plástico bolha, papel crafter e fita adesiva. Etiquete as caixas para facilitar a organização na nova localização.
Caso queria dicas de como montar caixas temos o passo a passo aqui no blog
7. **Comunique-se com a Empresa**
Mantenha uma comunicação clara com a empresa de transporte. Confirme datas, horários e detalhes logísticos para garantir que todos estejam alinhados, como acessos, se possui escadas e móveis içados, para evitar dores de cabeça durante o frete.
8. **Organize a Nova Localização**
Antes da chegada dos itens, organize o espaço na nova localização. Planeje onde os móveis e caixas serão colocados, facilitando a instalação e a arrumação.
9. **Acompanhe o Transporte**
No dia da mudança, esteja disponível para acompanhar o transporte. Certifique-se de conferir o antigo local para não esquecer nada.
10. **Desembale e Organize**
Após a chegada, desembale os itens de forma organizada. Comece com os essenciais e, em seguida, acomode os móveis e os itens decorativos conforme planejado.
O que facilita nesse processo é deixarmos as caixas em cada cômodo respectivo, através da identificação. Por exemplo caixas de louça na cozinha, assim fica mais fácil a organização.
—
Seguindo esses passos, você poderá realizar sua mudança ou frete de maneira mais tranquila e organizada, minimizando o estresse e garantindo que tudo ocorra sem problemas.
A economia é tão importante quanto uma boa empresa.